26/01/2022 às 16h13min - Atualizada em 26/01/2022 às 16h13min

Circuito de cicloturismo com 75 km entre Louveira – SP, Jundiaí – SP, Vinhedo – SP e Itatiba – SP será lançado neste sábado (29)

Programação prevê duas largadas promocionais com ciclistas da região, de diferentes níveis, que vão percorrer a trilha inteira ou parte dela em grupos e de acordo com seus níveis de dificuldade.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Louveira - SP
O Governo do Estado de São Paulo lança, no próximo sábado (29), o circuito Rota das Frutas, uma rota de cicloturismo com 75 km de extensão que integra o Projeto Ciclo Rotas São Paulo CCR e que passa pelos principais pontos históricos, turísticos e de lazer de Louveira – SP, Vinhedo – SP, Itatiba – SP  e Jundiaí – SP.
 
O projeto foi apresentado nesta quarta-feira (26) no Palácio dos Bandeirantes. A ideia é estimular o deslocamento seguro e sustentável da população, além de integrar quatro municípios de grande vocação para o turismo por meio de uma ciclorrota.
 
A ciclorrota tem quatro pontos de acesso, todos com banheiros, espaços para alimentação e áreas para o estacionamento seguro das bicicletas e dos automóveis que forem levar os ciclistas até lá. Todo o trajeto está sinalizado, no padrão internacional, monitorado com câmeras de segurança e também com assistência mecânica e de saúde. A nova ciclorrota propõe e cria oportunidades de novos empregos e novos negócios para toda a região.
 
O trajeto da Rota das Frutas passa por pontos turísticos como o Mosteiro de São Bento, em Vinhedo, pela Estação Ferroviária, em Louveira, além de inúmeras propriedades frutíferas e comércios regionais. “Com toda a estrutura pensada para o turismo, as ciclorrotas acrescentam novas oportunidades de negócios e mais uma oportunidade de acesso à população, incluindo Serra Azul”, disse Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
 
O esforço de promover o turismo integrado ao ciclismo na região se soma a uma iniciativa do governo paulista de impulsionar o desenvolvimento turístico no interior do estado. “Continuamos focados em proporcionar mais segurança e novas experiências aos ciclistas que utilizam as rodovias administradas pela concessionária”, disse Fábio Russo, presidente da CCR.
 
Lançamento
O lançamento terá duas largadas promocionais com ciclistas da região, de diferentes níveis, que vão percorrer a trilha ou uma parte dela em grupos e de acordo com seus níveis de dificuldade. As saídas serão sempre no estacionamento do Paço Municipal de Jundiaí.
 
Às 7h sai o primeiro grupo, com ciclistas considerados experientes. Eles percorrerão os 75 quilômetros da rota no nível de dificuldade "desafiador", que é o mais extremo da escala.
 
A partir das 9h30, acontecerá a saída de um segundo grupo de ciclistas que percorrerão uma rota de dificuldade “média”, com cerca de 8,7 quilômetros, passando por trechos da Rota das Frutas e por vias municipais dentro da cidade de Jundiaí. 
 
Projeto Ciclo Rotas
O projeto desenvolvido em parceira do Grupo CCR com as prefeituras dos quatro municípios tem o objetivo de criar um percurso seguro, que passe por pontos turísticos, lugares históricos e de lazer das cidades, e que ofereça infraestrutura adequada para a circulação dos ciclistas. Com isso, a expectativa é de ampliar a capacidade de atração de visitantes da região, já conhecida pelo potencial na área de cicloturismo.
 
Louveira
Dos 75 km da rota, 11,2 km ficam em Louveira. Na cidade, a Rota das Frutas terá como ponto inicial a Estação Ferroviária, onde haverá sinalização, mapas e o Centro de Informações Turísticas para auxiliar os visitantes. 
 
Na Estação Ferroviária também é possível encontrar uma estação de manutenção emergencial para bicicletas instalada pela Prefeitura, a chamada bike station. O Grupo CCR também vai instalar novas bike stations pela rota.
 
A Rota das Frutas faz parte do projeto Rota Intermunicipal do Cicloturismo do Governo do Estado, que contempla as 10 cidades que formam o Circuito das Frutas. A previsão é implementar 432 km de extensão em rotas, que já estão pré-mapeados em Louveira, Atibaia, Itupeva, Indaiatuba, Morungaba, Jarinu, Itatiba,Jundiaí, Valinhos e Vinhedo.
 
Serviço: Lançamento oficial
Local: Estacionamento do Paço Municipal Nova Jundiaí - Av. da Liberdade, S/N° – Jardim Botânico, Jundiaí – SP
Data: 29 de janeiro
Horário: Das 6h às 12h30 
 
Programação
  • 6h – Confirmação de cadastro e apresentação de ciclo vacinal (protocolo obrigatório de saúde)
  • 7h – Largada Primeiro Pelotão: Nível de dificuldade: Avançado (ciclistas experientes). Trecho de 75 km com 1.355 m de altimetria
  • 8h – Abertura Vila do Ciclista 
  • 9h – Ato solene – Lançamento Rota das Frutas
  • 9h30 – Largada Segundo Pelotão: Nível de dificuldade: Intermediário Trecho de 8,7 km com 197 m de altimetria
  • 12h30 – Encerramento
Para entrada no evento, será obrigatório a apresentação do comprovante de inscrição. 
 
CLIQUE AQUI para se inscrever.
 
Os interessados devem se inscrever, de forma gratuita, e participar do evento (inscrições limitadas).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
;
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp