17/01/2022 às 13h51min - Atualizada em 17/01/2022 às 13h51min

Crianças vacinadas em Vinhedo – SP nesta segunda-feira (17) ganham livro, certificado e picolé

Vacinação está acontecendo até quarta-feira (19) em três UBSs da cidade para moradores de 5 a 11 anos com comorbidade ou deficiência (PCD).

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Vinhedo - SP
As crianças que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta segunda-feira (17) em Vinhedo – SP ganharam de presente um livro, certificado de coragem e um picolé. Nessa primeira etapa, a vacinação está acontecendo em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade para moradores de 5 a 11 anos com comorbidade ou deficiência (PCD).  Neste momento, a vacinação acontece sem necessidade de agendamento e continua sendo realizada até quarta-feira (19), conforme a disponibilidade de vacinas enviadas pelo governo estadual.
 
Na sexta-feira (14), a Secretaria de Saúde de Vinhedo recebeu o equivalente a 27% da grade de vacina para os moradores nessa faixa etária com comorbidade e PCD. A Prefeitura aguarda o recebimento de novos lotes de vacina para ampliar e concluir a vacinação nessa população. A previsão é de que a vacinação em crianças de 5 a 11 anos sem comorbidade tenha início em fevereiro.


A ação de distribuição de livros e picolés foi realizada através das secretarias de Cultura e Turismo, Educação e Desenvolvimento Econômico, com a parceria de empresas como a Sorveteria Ideal e Pomar da Amazônia. Os livros estavam sendo preparados para distribuição na Semana de Leitura, que acontece em abril, e a equipe da biblioteca disponibilizou parte deles para as crianças neste primeiro dia de vacinação como forma de incentivo à imunização e à leitura.
 
A mãe de Pietro Sant'Anna Christ Deziro, de 11 anos, portador de asma grave, Rafaela Sant’Anna, fez questão de levar o menino para vacinar logo na manhã do primeiro dia. “Perdemos cinco pessoas da família para o coronavírus entre 2020 e 2021. Estamos adotando todos os cuidados e prevenções e a vacinação nos dá um grande alívio. Todos na família estão vacinados”, explicou.


Pietro fez questão de receber o livro, o certificado e o picolé. Aproveitou o período de observação, de 20 minutos após receber a vacina, para fazer se dedicar à leitura. “É importante as pessoas se vacinarem, não dói e ficamos protegidos”, afirmou o menino.
 
Prioridade
A vacinação de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência (PCDs) será realizada nesta segunda (17), terça (18) e quarta-feira (19), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Vila Planalto, Vila João XXII e Meirelles (Capela). Estão sendo distribuídas senhas em cada unidade a partir do início do horário de atendimento, conforme os horários abaixo.
 
A Secretaria de Saúde recebeu 27% da grade de vacinas necessárias para imunizar moradores com comorbidade e pessoas com deficiência na faixa entre e 5 e 11 anos, que serão priorizados nessa etapa da vacinação desse público. O atendimento nas UBSs será por ordem de chegada. A Secretaria esclarece que aguarda novos lotes da vacina para imunizar toda essa população de crianças, estimada em 9 mil moradores.
 
As crianças devem estar acompanhadas pelos responsáveis maiores de idade. É preciso levar Cartão Cidadão, documento com foto, CPF da criança, comprovante de endereço caso o morador não tenha o Cartão Cidadão e laudo, exame ou receita médica com comprovação da comorbidade. A Secretaria de Saúde solicita ainda que os responsáveis levem o cartão de vacinação da criança. Caso a criança tenha recebido alguma vacina nos últimos 15 dias, não pode receber a imunização contra o coronavírus, é preciso esperar esses 15 dias.
 
A Prefeitura solicita aos moradores que façam o pré-cadastro no Vacina Já, do governo estadual, https://www.vacinaja.sp.gov.br/. O pré-cadastro não funciona como agendamento, mas agiliza o atendimento dos moradores, evitando filas e demora, porque as informações cadastrais já estão disponíveis no sistema. Moradores que não fizerem o pré-cadastro no site precisam preencher o formulário com as informações da criança no momento da vacinação.


Vacinação de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência (PCDs)
UBS Vila Planalto – Rua Brasília, 273, Vila Planalto
Dias 17, 18 e 19 de janeiro, segunda, terça e quarta-feira
Distribuição de senhas a partir das 7h30
 
UBS Vila João XXIII – Rua Artur Biancalana, 120, Vila João XXIII
 
UBS Dr José Osmar Meirelles dos Santos – Rua Agenor de Matos, 170, Capela
Dias 17, 18 e 19 de janeiro, segunda, terça e quarta-feira
Distribuição de senhas a partir das 12h15
 
Comorbidades
  • Diabetes Mellitus
  • Pneumopatia crônicas graves
  • Hipertensão Arterial
  • Insuficiência cardia
  • Cor pulmonale e Hipertensão pulmonar
  • Cardiopatia Hipertensão
  • Síndrome coronarianas
  • Valvopatias
  • Miocardiopatia e pericardiopatias
  • Doença da Aorta,dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas
  • Arritmias cardíacas
  • Cardiopatia congênita
  • Próteses valvares e dispositivo cardíacos implantado
  • Doenças neurológicas crônicas
  • Doenças renais crônicas
  • Imunocomprometidos
  • Hemoglobinopatias graves
  • Obesidade mórbida
  • Sindrome de down

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp