16/01/2022 às 10h07min - Atualizada em 16/01/2022 às 10h07min

Djokovic perde na Justiça, é deportado e está fora do Aberto da Austrália

O Tribunal Federal da Austrália manteve a decisão de cancelar o visto do sérvio Novak Djokovic, que será deportado do país e não disputará o Australian Open de 2022 por não apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Redação
Novak Djokovic está fora do Australian Open. O tenista não defenderá o título do torneio após um veredito tomado neste domingo (16) por juízes do Tribunal Federal da Austrália, que manteve a decisão do Ministro da Imigração de cancelar o visto do sérvio ‘por motivos de interesse público’.
 
O atual líder do ranking da ATP pretendia faturar seu 10° título de Australian Open, o primeiro Grand Slam da temporada, que começa na segunda-feira (17).
 
O visto de Djokovic foi cancelado pela primeira vez em sua chegada a Melbourne, na Austrália, quando sua isenção de vacinação foi questionada, mas desde então ele venceu uma batalha legal por motivos processuais que lhe permitiram permanecer no país.
 
Então, na sexta-feira (14), o visto do sérvio foi cassado em decisão tomada por Alex Hawke, Ministro da Imigração.
 
“O governo de [Scott] Morrison está firmemente comprometido em proteger as fronteiras da Austrália, particularmente em relação à pandemia de Covid-19”, disse Hawke em comunicado, referindo-se ao primeiro-ministro australiano.
 
“Tomo nota da decisão do Ministro da Imigração em relação ao visto de Novak Djokovic”, disse Scott Morrison em comunicado. “Entendo que, após uma análise cuidadosa, o Ministro tomou medidas para cancelar o visto de Djokovic por motivos de saúde e ordem, com base no interesse público”.
 
Djokovic disse estar ‘extremamente decepcionado’. O tenista divulgou comunicado logo após o Tribunal Federal confirmar por unanimidade a decisão tomada na sexta-feira pela Imigração da Austrália em cancelar seu visto, alegando ‘interesse público’. O sérvio não apresentou um comprovante de vacinação contra a Covid-19.
 
“Estou extremamente desapontado com a decisão do Tribunal de indeferir meu pedido de revisão judicial da decisão do ministro de cancelar meu visto, o que significa que não posso ficar na Austrália e participar do Australian Open”, disse Djokovic. “Respeito a decisão do Tribunal e vou cooperar com as autoridades competentes em relação à minha saída do país”, acrescentou.
 
Djokovic disse que estava ‘desconfortável’ porque o foco estava nele desde que seu visto foi cancelado na chegada ao aeroporto de Melbourne, em 6 de janeiro. A decisão significa que o tenista permanecerá detido em Melbourne até ser deportado.
 
A deportação geralmente ocorre o mais rápido possível após uma ordem, a menos que seja impedida por ação judicial. O governo não disse quando Djokovic sairá. Uma ordem de deportação também geralmente inclui uma proibição de três anos de retorno à Austrália.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp