15/01/2022 às 18h15min - Atualizada em 15/01/2022 às 18h15min

O tempo e a temperatura, neste domingo (16)

Tempo e Temperatura.

Redação
Site Brasil 61 com informações do Somar Meteorologia.
O tempo e a temperatura, neste domingo (16).
 
As temperaturas sobem ainda mais em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas como há algumas áreas de instabilidade, o calor com umidade favorecem as pancadas de chuva que agora são típicas de verão: com trovoadas, mas passageiras. Não chove no oeste de São Paulo, triângulo e centro-norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. A temperatura pode variar entre 15 e 36 graus. Em toda a região Sudeste do país, os índices de umidade relativa do ar variam entre 12% e 100%.
 
Será um dia de muito calor, tempo abafado possíveis recordes sobre o Rio Grande do Sul, mas também será um dia de temporais intensos na campanha e fronteira sul, devido ao avanço de uma frente fria que espalha chuva forte, tempestades severas e muita ventania, já que a frente fria encontra uma atmosfera muito quente e seca e todo esse contraste térmico intensifica as tempestades. A chuva se espalha em forma de pancadas com risco de trovoadas pelo Santa Catarina e Paraná. O calor ainda é o destaque em toda a região. A temperatura pode variar entre 12 e 40 graus. Em toda a região Sul do país, os índices de umidade relativa do ar variam entre 12% e 100%.
 
Ao longo do fim de semana, o sol aparece bem mais pela região Norte do país, mas ainda acontecem pancadas com moderada a forte intensidade entre Tocantins e Pará. No Acre e em Rondônia, o dia fica nublado com chuva persistente. Chove em vários momentos do dia em Manaus. A temperatura pode variar entre 15 e 33  graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 35% e 100%.
 
Os Vórtices Ciclônicos em Altos Níveis (VCANs) são instabilidades no topo da atmosfera que intensificam a chuva em sua borda, por isso, áreas entre o Rio Grande do Norte e leste de Bahia tendem a ter pancadas de chuva e eventuais trovoadas. Com intensidade mais forte entre o Maranhão e o Piauí, com acumulados altos. Há previsão de temporais também pelo oeste de Pernambuco. A temperatura pode variar entre 15 e 33 graus. Em toda a região Nordeste do país , os índices de umidade relativa do ar variam entre 30% e 100%.
 
Tempo firme sobre grande parte de Goiás, Distrito Federal e por todo o estado de Mato Grosso do Sul. No norte de Mato Grosso chove em vários momentos do dia. Nas demais áreas, são esperadas pancadas de chuva isoladas. A temperatura na região Centro-Oeste do país pode variar entre 15 e 40 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 12% e 100%.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp